top of page
Foto do escritorLidiane Carneiro | CARNEIRO ADVOCACIA

Inclusão x Integração - O que é melhor para a criança com deficiência na escola

Você já parou pra pensar que inclusão e integração poderiam ser termos completamente diferentes?

Pois bem, eles estão longe mesmo de ser complementares, quem dirá parecidos.


A inclusão ocorre quando um aluno é aceito em uma escola, seja por mera formalidade, seja por exigência legal e o medo do descumprimento, ou ainda para parecer aos demais olhos que eles se importam com a pessoa com deficiência.

Nesta hipótese não são respeitadas as diferenças ou as necessidades da criança com deficiência, não há um trabalho para que ela seja inserida na comunidade estudantil, não há nenhuma intenção de que haja interação entre os colegas e professores e que o conteúdo seja aplicado de forma integral. A pessoa é simplesmente jogada dentro da escola e vai fazendo o famoso “o que dá” sem se importar com seu desenvolvimento.


Na integração, a escola busca entender quais são as necessidades individuais de cada um, trabalha para que seja inserida dentro da sala de aula com alunos e professores e consiga se desenvolver de forma igual. Que faça com que os demais alunos portem-se de maneira a enxergar o colega e entenda qual a sua dificuldade, quando ele precisa ou não de ajuda, que busca professores capacitados quando necessário e que não tenha dificuldade na forma de aprendizado.


Portanto, antes de buscar uma escola inclusiva, procure por uma escola integrativa, que vá, de fato, fazer diferença positiva no desenvolvimento da pessoa com deficiência.

inclusão integração na escola criança com deficiência

3 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page