Muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona a escolha da vaga para crianças autistas, não é mesmo? Então vamos falar um pouco sobre isso.
Sabemos que a criança autista tem direito a matrícula na escola, seja na rede pública ou privada de ensino, e que nenhuma instituição pode negar a matrícula a quem está no espectro. E mais, não existe número máximo de vagas a serem preenchidas para os chamados "alunos de inclusão" como muitos alegam.
Na verdade, a criança autista pode ter preferências específicas para a escola, assim como qualquer outra criança. Mas, o mais importante, é que as escolas e os educadores estejam cientes das necessidades individuais das crianças diagnosticadas com TEA e busquem oferecer um ambiente que seja seguro, acolhedor e que promova o desenvolvimento social e emocional dessa criança.
Sendo essencial que as escolas trabalhem em parceria com as famílias para, assim, garantir que as necessidades individuais da criança sejam atendidas, e que ela possa ter uma experiência educacional positiva e enriquecedora. Afinal, todos temos direito a uma educação inclusiva e de qualidade e merecem que seja feita, de fato, a integração, e não somente a inclusão.
Comments