Dicas para realizar um negócio seguro.
1) CONTRATE UM CORRETOR DE IMÓVEIS DE CONFIANÇA
Ele irá levar pessoas no seu imóvel para visitas.
Um corretor de confiança fará pesquisa prévia dos dados do interessado para garantir que você não esteja sendo exposto desnecessariamente.
O corretor garantirá todo o trâmite da venda de forma correta e trará maior credibilidade para seu negócio, além de fazer uma maior divulgação da venda.
2) FAÇA AVALIAÇÃO DO SEU IMÓVEL OU PESQUISA DE MERCADO
Avaliar quanto vale seu imóvel de forma certa vai fazer com que você não perca dinheiro na hora da venda.
Você irá mostrar para seu comprador que você entende do seu negócio e dificilmente será enganado recebendo proposta por preço vil.
A pesquisa na região sobre o preço do metro quadrado tornará seu imóvel competitivo, e, diante de uma proposta ou dúvida do comprador você terá elementos para argumentar.
3) MOSTRE OS DIFERENCIAIS DO SEU IMÓVEL
Pode ter certeza que até chegar no seu imóvel o possível comprador já pesquisou ou irá pesquisar outras opções.
Mostre o diferencial que destaca seu imóvel, o por quê ele tem que comprar o seu e não o do seu vizinho ao lado que também está a venda.
Seja cordial, pessoas são influenciadas pela cordialidade e pela paixão que você demonstra. Destaque que a venda para você é um negócio importante e não um livramento de um problema, você pode afastar seu possível comprador.
4) TENHA UM BOM CONTRATO DE COMPRA E VENDA
Um contrato de compra e venda bem elaborado trará segurança para o vendedor e o comprador.
Neste contrato você precisará informar as penalidades por desistência de ambas as partes, as condições de venda e do imóvel, data de entrega das chaves, obrigações do vendedor e do comprador, a responsabilidade pelos impostos devidos, responsabilidade pela transferência de titularidade de despesas (IPTU, condomínio, água, luz, etc).
Assim, evitará que você ou seu comprador tenham surpresas desnecessárias posteriormente.
Se necessário, busque ajuda de um profissional.